TOSSE EM ANIMAIS
Sabe aquela tosse chata, típica de inverno? Ela também faz parte da vida dos animais, e é um dos reflexos mais poderosos no organismo.
A tosse pode ser resultado da irritação mecânica ou química da faringe, laringe, árvore traqueobrônquica e algumas das vias respiratórias menos calibrosas.
A tosse pode ser resultado da irritação mecânica ou química da faringe, laringe, árvore traqueobrônquica e algumas das vias respiratórias menos calibrosas.
Causas podem ser divididas em:Inflamatórias, faringite, bronquite, traqueobronquite, pneumonia, colapso de traqueia.
Neoplásicas: primária, em mediastino, metástase, linfoma, das costelas, esterno e músculos.
Causas cardiovasculares: insuficiência cardíaca esquerda, dilatação cardíaca, insuficiência pulmonar, êmbolos pulmonares e edema pulmonar.
Causas alérgicas: asma brônquica, pneumonite eosinofílica, espirro reverso.
Traumatismo e fatores físicos: corpo estranho, gases irritantes, traumatismo, colapso de traqueia, hipoplásica de traqueia, inalação de líquido ou sólido.
Parasitos: larva migrans visceral (filaroides, aelurostrongilus, dirofilaria) Pneumocistose (capillaria, filaroides).
Síndrome de tosse diurna:
Pneumonia, bronquite e bronquiectasia: são, a princípio, síndromes de tosse diurnas, que não necessitam de qualquer estímulo para terem início, mas tendem a se agravar pelo exercício e pela excitação. Pacientes com cardiopatia começam a tossir sem causa aparente, entretanto, em seguida ao exercício, pressão traqueal, ou excitação.Durante e após as refeições:
A tosse decorrente durante as refeições, ou imediatamente após, sugere obstrução das vias respiratórias superiores, paralisia de laringe, ou distúrbio do esôfago.O som da tosse:
- Tosse úmida e suave, é com frequência um sinal de pneumonia, afecção parasitária, ou alérgica com líquido.
- Tosse seca, sugere, ter origem cardíaca, bronquite, traqueobronquite, tonsilite, e a maioria das tosses alérgicas.
- Sons de tosse semelhantes ao “grasnar dos gansos” estão tipicamente associados ao colapso de traqueia, traqueia hipoplásica, colapso dos brônquios do tronco principal e lesão em segmentos da traqueia.
Comentários
Postar um comentário