COMO CORTAR AS UNHAS DO CACHORRO
Como cortar as unhas do cachorro
Cortar as unhas do cachorro: De quanto em tempo devo cortar as unhas
do meu cachorro?
E você sabe como cortar a unha do seu cachorro? Um bom sinal para sabermos a hora de cortar a unha do nosso cachorro é quando suas unhas começam a fazer barulho quando pisam. Você sabe imediatamente que as unhas de um cão estão grandes demais e já está na hora de “fazer a pedicure” quando você começa a escutar o barulhinho do “click- clack ” no chão da cozinha.
Cães, normalmente afiam suas unhas, mas aqueles cachorros que não tem a oportunidade de afiar as unhas precisam e fazer um corte de unhas regular. Quando você deixa de cortar as unhas do seu cachorro no tempo necessário a unha cresce, mas junto com ela, também cresce uma cutícula que tem uns tipos de vasinhos que podem sangrar ao cortar as unhas do cachorro. Por isso é importante que você não tente cortar as unhas de um cachorro bem curtas e de uma só vez. Unhas de cachorros devem ser cortadas com muito cuidado e necessitam de um tipo de alicate apropriado para isso. Converse com seu veterinário sobre o corte de unhas de seu cachorro, você também pode pedir orientação ao tosador ou banhista de seu pet shop para mostrar-lhe como efetuar o corte de unhas de seu peludo para que ele sempre possa caminhar confortavelmente.
Sempre recomendo que as pessoas acostumem seus cachorros desde bem novinhos a mexer em suas unhas, aparando delicadamente e superficialmente, como numa brincadeira, assim depois de adulto o ato de fazer as unhas sempre será um momento de prazer e tranquilidade para vocês dois. E não esqueça! Sempre haja de forma muito cautelosa ao cortar a unha de um cão, as unhas dos cachorros possuem vasos sanguíneos e nervos que se forem cortados causarão dor e sofrimento para seu animalzinho, além é claro de sangrar, as vezes bastante! Cães que não são acostumados a cortar suas unhas desde cedo podem estressar ao cortar as unhas e isso torna o processo sofrido para o cachorro e para quem está cortando suas unhas.
Cortar as unhas do cachorro – Como retomar o
controle
Outra
dica interessante é que se você aparar a unha de seu cãozinho
com maior frequência, esta “cutícula” que mencionei não
crescerá tanto, pois ela cresce com a unha, ou seja, quanto maior você mantiver
a unha de seu peludo, maior será a proporção de vasinhos sanguíneos e nervos
que você encontrará nas unhas de seu cachorro.Em alguns casos, quando se demora muito para aparar as unhas, estes vasinhos podem chegar bem perto da ponta das unhas. Isto pode significa que quando for necessário aparar suas unhas, você não será capaz de cortar muito, sem arriscar cortar a parte onde sangra. Para corrigir isso, você irá precisar pedir ao seu veterinário ou tosador para aparar as unhas de seu peludo o mais curtinhas possível, e deverá repetir este processo em um intervalo curto de tempo, somente assim você conseguirá reverter o processo e fazer com que os vasinhos retraiam ao ponto de começar você mesmo a aparar as unhas de seu cachorro. Cortando as unhas de um cão com intervalos menores, fará com que a parte “viva” da unha vá diminuindo gradualmente.
Cortar as unhas do cachorro – A importância
do corte semanal para retomar o controle
Quando
cortamos as pontas das unhas do cachorro, geralmente dentro de sete dias a
cutícula deve recuar o suficiente para que você possa realizar um novo corte
nas unhas de seu cão, mas em alguns casos pode demorar um pouco mais para esta
cutícula recuar completamente ao ponto que você mesmo possa conseguir cortar as
unhas dele em casa.Portanto já deu para concluirmos aqui que o ideal para termos um cachorro com unhas saudáveis é realizar o corte frequente, para isso é fundamental em casos de cães com problemas de unhas muito grandes, fazer um corte gradual com o intuito de retroceder o mais rapidamente possível a “cutícula” das unhas de seu peludo, realizando um corte de pontinhas de unhas semanalmente.
Cortar as unhas do cachorro – Uma solução
rápida e sem dores de cabeça
Se
você desejar obter um resultado mais rápido para diminuir as unhas de seu
peludo, ou se você não consegue lidar com a ansiedade de seu cão, sugiro que deixe ao cargo de seu veterinário o corte das unhas de seu cachorro. Existem casos de animais que ficam tão exageradamente ansiosos, que é necessário sedar ou anestesiar o cachorro para conseguir cortar suas unhas. O veterinário irá cortar o mais curto possível e em alguns casos poderá optar até em cauterizar a unha para reduzir o sangramento. Muitas vezes, veterinários executam esse procedimento ao mesmo tempo de uma limpeza de tártaro ou outro procedimento que se faz necessária a anestesia.
Cortar as unhas do cachorro – Como cachorros fazem na natureza
Talvez você tenha imaginado como os cães
resolviam seus problemas de unhas grandes quando não existiam tantos cuidados
especializados como os que temos atualmente disponíveis para nossos bichinhos.
Ou mesmo, talvez tenha lhe ocorrido a questão de como cães de rua, lobos e cães
selvagens, resolvem este tipo de problema. Bom, cachorros selvagens são
andarilhos, cavam muito e caminham por muitos quilômetros sobre superfícies
ásperas, que naturalmente, são os responsáveis diretos por lhes conferirem
unhas apropriadamente curtas.
Portanto, cães de sítios e fazendas,
também geralmente não necessitam aparar suas unhas, pois elas diminuem
naturalmente ao passarem horas caminhando e correndo em superfícies ásperas.
Neste caso, a pressão regular do impacto que suas unhas sofrem durante as
caminhadas, força a cutícula, que se retrai naturalmente ao longo do tempo,
resultando também em unhas muito curtas.
Cachorros que se exercitam bastante
também irão se beneficiar portanto, de unhas naturalmente mais curtas. Animais
de resgate, trabalho, agility e todos os outros que possuem uma rotina mais
dentro das características primitivas de vida canina, geralmente desfrutam de
uma vida que não necessita de cortes de unhas regulares.
Comentários
Postar um comentário