IRMÃOS DA MESMA NINHADA - CÃES RECONHECEM QUE SÃO IRMÃOS?


Irmãos de ninhada – Cães reconhecem que são irmãos?

Será que seu cachorro poderia reconhecer seus irmão de ninhada entre um monte de outros cães? Bom, vamos pensar sobre isso. Entre nós humanos via de regra, irmãos crescem morando jundos na mesma casa. Convivem desde sempre brincando juntos, dividindo carinho dos pais, brinquedos, broncas, até mesmo roupas e muitas vezes o quarto. Existe todo o tipo de interação possível, que acaba integrando os irmãos graças ao seu convívio social, como escola, festas, amigos etc.

Agora vamos pensar nos cães, eles também são extremamente sensoriais como nós, não é verdade? Então se um cachorro convive com seus irmãos ele sente o cheiro, divide o carinho, brinca com seus irmãos, convivendo diariamente ele registra os rostos, as interações, lembra das sensações. Mas geralmente após um tempo, como as ninhadas de filhotes de cachorros são muito numerosas, os filhotes acabam sendo adotados por famílias diferentes.
Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos depois de adultos?
Portanto, fica muito fácil concluirmos que devido ao convívio social, depois de adultos, nós seres humanos identificamos com muita precisão nossos familiares devido ao convívio. Mas e com os cães? Cachorros conseguem reconhecer seus irmãos de ninhada?

Irmãos de ninhada – Cachorros irmãos de ninhada reconhecem seus irmãos?

Segundo pesquisas realizadas, infelizmente não existe nenhuma evidência concreta que sugira que cachorros que tenham nascido em uma mesma ninhada possam, anos mais tarde, reconhecer uns aos outros. Apesar de não haver comprovação científica, de acordo com o adestrador e especialista em comportamento canino Steven R Lindsay, os cães são capazes de reconhecer seus parentes, como por exemplo filhos e irmãos, mesmo após um longo período de separação. Em seu livro, “Comportamento Canino Aplicado e Treinamento”, em tradução livre, Steven sugere que um cachorro poderá ser capaz de reconhecer não apenas seus parentes, mas inclusive pessoas que tenham participado de sua fase de “socialização crítica”, que segundo o autor tem início entre a terceira semana de vida e se estende aproximadamente até décima sexta semana de vida de um filhote de cachorro.
Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos depois de adultos?

Então podemos afirmar categoricamente que cachorros irmãos de ninhada reconhecem seus irmãos?

Na verdade, não é possível afirmar cientificamente que cães nascidos em uma mesma ninhada, ou com qualquer grau de parentesco consigam se reconhecer anos mais tarde. Por outro lado, basta observar o comportamento de cães com um certo grau de parentesco que se reencontram anos mais tarde, para perceber que o entusiasmo e o alto nível de interação são muito mais evidentes do que no caso de cães que se encontram pela primeira vez. Como não existem estudos que comprovem estes dados cientificamente, não é possível afirmar que esta regra se aplica em todos os casos. Uma questão importante que podemos levantar seria em relação as diferentes raças caninas. Será que cães mestiços, ou sem raça definida, possam se reconhecer em um reencontro deste tipo da mesma forma que os cães de raça pura?
Diferentemente dos seres humanos, os animais, inclusive os cachorros não fazem distinção entre parentes e indivíduos de linhagem distante, por exemplo, na hora do acasalamento. Isso não quer dizer que a cruza entre parentes caninos que se reencontram após algum tempo signifique que não haja a percepção de parentesco entre eles. Como as cruzas no mundo animal não costumam seguir as mesmas regras sociais que observamos entre os humanos, isso não se torna um problema na hora da escolha de um parceiro ou parceira para acasalar.
Irmãos de ninhada reconhecem que são irmãos depois de adultos?

Comentários

Postagens mais visitadas