18 LIÇÕES DE QUE APRENDEMOS COM OS CACHORROS



18 lições de vida que aprendemos com os cachorros

Quem escolheu ter ao seu lado a companhia de um animal de estimação sabe bem como a sua presença na vida de alguém pode fazer uma grande diferença. Animais de estimação nos fazem companhia, nos ajudam a combater a solidão e aliviam o stress, um cachorro ou um gatinho podem nos salvar da depressão, ajudam a reduzir a pressão arterial e fortalecem nosso sistema imunológico. Tudo isso já foi provado de forma científica, pois quando tempos um animalzinho para cuidar também aumentamos os níveis de serotonina no nosso organismo.

Mas além de todas estas melhorias em nossa saúde e nosso bem estar, ter a companhia de um animal de estimação ainda pode nos reservar algumas lições de vida muito importantes, que muitas pessoas que não tem o prazer de desfrutar da companhia de seres tão magníficos, infelizmente, podem nunca perceber como é rica esta coexistência com cão e gatos

18 lições de vida que aprendemos com os cachorros

1. Um cachorro estimula que você pesquise sobre as coisa
  • A companhia de um animal de estimação nos ensina o quanto é importante ir à procura de informações novas e atualizadas sobre tudo relacionado à manutenção da sua saúde e bem estar, nos sentimos incentivados a buscar a história de suas origens, principalmente no caso de cães de raça a fim de compreender mais sobre sua personalidade e características físicas. Quando um cachorro chega em sua casa ele desencadeia uma insaciável sede de conhecimento, que é estimulada pelo desejo de ter seu cão sempre feliz, em forma e saudável. Muitas vezes esta sede de conhecimento tem início quando você ainda está decidindo qual animalzinho irá escolher para compartilhar todos os momentos mais importantes de sua vida e justamente por isso começa a pesquisar muito a fim de obter informações precisas antes de tomar a decisão de adotar um cachorro. Esta pesquisa irá ajudar muito a fazer as escolhas certas, de acordo com seu estilo de vida e com o lugar onde você vive. 

2. Os cachorros nos ensinam a ter respeito pela rotina

  • Uma das primeiras coisas que aprendemos quando adquirimos um cachorro é que para cuidar de um animal de estimação com amor é fundamental aprender a respeitar uma rotina diária que não permite exceções. Nossos dias precisam de horários pré estabelecidos para fazermos o que é preciso para cuidar da saúde e do conforto deles: preparar a comida, brincar, escová-los, sair para uma caminhada, prestar atenção às suas necessidades. Isso nos ajuda muito com a organização da rotina, e também é fundamental para estabelecer um vínculo de afeto e confiança com os nossos cachorros. 

3. Os cachorros nos ensinam a economizar

  • Quando optamos em ter um cachorrinho a parte financeira é uma questão a ser considerada. Adotar um animal de estimação significa que teremos que reservar uma parte de nosso orçamento familiar, por exemplo, para comprar os alimentos mais adequados para sua boa saúde, para cuidar de sua higiene, para comprar brinquedos, caminhas e cobertores e principalmente para poder proporcionar ao nosso mascote cuidados veterinários de pronto atendimento sempre que necessário, e isso não significa que devemos procurar pelo veterinário apenas quando nosso bichinho estiver doente, mas temos que levá-lo regularmente para fazer consultas preventivas, a fim de evitar problemas futuros. No entanto, isso também não quer dizer que cuidar de nossos amigos de quatro patas é muito caro, mas simplesmente significa que temos de aprender a organizar as nossas despesas para cuidar melhor deles. 

4. Conviver com um cachorro te ensina a reconhecer emoções e expressões para nos comunicar com ele

Um cachorro te ensina a reconhecer emoções para se comunicar com ele
  • É muito importante criar um vínculo profundo com nossos cachorros e demais animais de estimação, especialmente para sermos capazes de estabelecer um relacionamento baseado em confiança. Por exemplo, por termos o compromisso de nos comunicar com eles, precisamos aprender a reconhecer as suas emoções e suas necessidades apenas através de seus movimentos e expressões. Mesmo assim, é possível estabelecer com nossos cachorros um vínculo tão estreito com eles a ponto de saber quando sentem fome, sede, querem passear, dormir, sentem dor. Podemos saber tudo sobre nossos cachorros como se eles estivessem de fato conversando com a gente.

5. Ter um cachorro faz com que você se torne mais sociável

  • Quando temos um cachorro ou qualquer outro animal de estimação ao nosso lado, fazer amigos rapidamente se torna algo muito simples. Por exemplo, enquanto nós levamos nosso cachorro para passear, é muito natural cumprimentar um estranho e parar para um bate-papo, de fato isso pode se transformar em uma ação incrivelmente espontânea de ambas as partes. Às vezes algumas pessoas acabam até formando um pequeno grupos de amigos constituído por pessoas que levam seus animais para passear em algum lugar, praça, praia, sempre nos mesmos horários. E  é por isso que ter um cachorro faz com que você se torne uma pessoas mais sociável e desta maneira você poderá fazer novos laços de amizade.

6. Ter um cachorro permite que você compartilhe suas descobertas e possa ajudar outras pessoas

  • Com o tempo, você continuará pesquisando sobre cachorros a fim de reunir todo tipo de informação mais útil para o bem-estar de seu animal de estimação. Desta forma, será capaz de ajudar também seus amigos quando estiverem procurando um cachorrinho, você perceberá que seu conhecimento a respeito do universo dos animais só cresce a cada dia. Todo tipo de informação relativa ao cuidado com os animais irão fazer parte de sua vida. Você saberá muito sobre raças, comportamento, alimentação e cuidados, e todo este leque de conhecimento virá com a experiência obtida graças ao novo membro de sua família. Ofereça o seu conselho e compartilhe suas descobertas com as pessoas, sempre com muito carinho, assim você poderá ajudar as pessoas a serem mais felizes em suas escolhas. 

7. Um cachorro faz com que você se torne mais tolerante e paciente no dia-a-dia

  • A companhia de um animal de estimação pode se tornar uma verdadeira escola de paciência e tolerância. Alguns comportamentos dos nossos cães ou nossos gatos podem parecer incompreensível para nós, e não é nada difícil acabarmos perdendo a paciência. No entanto, é fundamental que tenhamos a compreensão de que eles não entendem que estão fazendo algo que nos desagrada e demonstrar paciência e tolerância para um determinado comportamento, principalmente no caso de filhotes, é fundamental e certamente garante a recompensa de um comportamento equilibrado no futuro. O fato é que temos de aprender a educar nossos amiguinhos, mas sempre de uma maneira suave e com muita paciência. Desta forma, estamos também aprendendo a ser mais pacientes e tolerantes com outras pessoa

8. Os cachorros nos ensinam a respeitar nossos semelhantes

  • Animais de estimação não só nos ensinam a ser mais pacientes e tolerantes, mas também mais educados e respeitosos. Se agirmos de forma agressiva contra um animal de estimação, em muitos casos, podemos receber uma resposta tão agressiva quanto, pois seu pet estará reagindo a uma emoção que teve como ponto de partida o medo e/ou susto. Tratando os animais com bondade e respeito, teremos em casa companheiros devotados e com uma personalidade equilibrada, pois seremos respeitados por eles. Tanto cachorros, quanto outros animais de estimação, quando são tratados com amor e respeito, tendem a ser dóceis, tanto com a gente quanto com os outros membros de nossa família.

9. Ter um cachorro nos faz redescobrir a alegria de viver

  • Cachorros são transparentes e basta que você chegue em casa para que eles pulem, corram e demonstrem sua alegria através de suas brincadeiras. São muito parecidos com crianças pequenas, e nos fazem nos sentir mais felizes e dispostos a comemorar o simples fato de ter alguém feliz ao seu lado. Os cães não precisam de um grande motivo para correr e demonstrar sua alegria. A vida não seria muito mais divertida se também comemorássemos as coisas simples, sem ter vergonha ou medo de ser criticado? É muito natural, que devido aos problemas e a correria do dia-a-dia, infelizmente, acabamos esquecendo o quanto é importante e benéfico parar um pouco para brincar e se divertir ao ar livre. A companhia de um cão ou um gato pode nos ajudar a redescobrir a alegria das coisas simples e os aspectos positivos de ser capaz de dedicar um momento ao relaxamento e a brincadeira. Animais enriquecem as nossas vidas e nos ajudam a nos sentir um pouco mais crianças.

10. Cachorros nos ensinam a relaxar

  • Cachorros sabem valorizar o tempo, conseguem valorizar os mínimos detalhes das coisas simples. Quando convivemos com os cães podemos aprender a relaxar e nos deixamos levar pelos prazeres de rolar na grama do jardim com eles, tomar sol no rosto, respirar a brisa do mar, nos sujar na lama, tomar chuva, sem nos preocuparmos com nada, apenas aproveitando o momento e sua companhia. 

11. Cachorros nos ensinam a respeitar nossos desejos

  • Os cachorros sabem bem o que gostam e o que não gostam. É quase impossível fazer com que um cachorro faça algo que ele não deseja. Quando você tem um cachorro você compreende como é importante respeitar a si mesmo. As pessoas muitas vezes se obrigam a fazer coisas que não gostariam, só para agradar os outros e isso machuca. Observando os cães, você poderá aprender a respeitar mais a você mesmo, tornando a vida menos dolorosa. Cães sabem quem são, e eles sabem muito bem o que eles não são. Eles não se coíbem de uma nova experiência, mas eles não vão sair de seu caminho para impressionar ninguém. Esse tipo de confiança é uma coisa bonita de se ter na vida.

12. Cachorros nos ensinam a não ter preconceitos

  • Cães podem ser amigos de gatos, de répteis, de pássaros, de leões, de tigres, etc. Os animais desde que sejam apresentados de forma tranquila e adequada, não possuem preconceitos étnicos e por isso se aproximam de cada indivíduo novo sem nenhum problema. Com relação a pessoas eles não julgam o credo, o tamanho, o sexo ou tão pouco raça. Entre outros cães eles não distinguem a aparência e podem ser amigos de cachorros maiores ou menores do que eles, com ou sem deficiência e estão sempre dispostos a conhecer o outro, abrindo caminho para uma nova amizade. 

13. Cachorros nos ensinam a viver cada novo dia como se fosse um dia muito especial

  • Cachorros são entusiasmados, estão sempre extremamente satisfeitos com coisas muito simples como caminhar. Não existe nada mais prazeroso para um cachorro do que acordar, abrir os olhos e ver você! Cachorros não desanimam a não ser que estejam doentes, eles não perdem o interesse pela rotina, muito pelo contrário! Esta de fato é uma grande lição que os cães nos oferecem, aproveitar cada minuto da vida! Você já viu um cão perder o interesse de sair para fazer uma caminhada? Acredito que não. Os cães têm a capacidade de reviver cada experiência do cotidiano com o mesmo entusiasmo do primeiro dia, como se estivessem vendo e experimentando tudo pela primeira vez. Para cachorros não existe a perda de interesse pelas coisas boas da vida, e isso é muto gratificante de vivenciar ao lado deles. Então, o que você acha, se da próxima vez que você estiver se sentindo entediado, você experimentar algo novo e tentar ver as coisas da mesma maneira entusiasmada que um cachorro?

14. Cachorros nos ensinam a dar valor a cada refeição

  • Cães adoram comer, talvez a hora da comida seja o ápice da satisfação do dia de um cachorro, em geral não valorizamos muito este momento de nossos dias. Os cachorros nos ensinam como é prazeroso este momento. A alimentação é uma das atividades primordiais para a manutenção de nosso organismo. Mas quando pensamos em alimentação, é quase impossível ignorar que milhares de pessoas e animais passam fome em todo o planeta e isso já é motivo suficiente para comemorarmos o fato de termos comida disponível em nossa mesa. 

15. Cachorros nos ensinam a importância de reservar algum tempo para nós mesmos

  • Todo mundo em um dado momento acaba se vendo tão submerso em obrigações que acaba não tendo tempo para descansar. Os cachorros, independente de quão divertida esteja a brincadeira ou o passeio, ou mesmo de quanto ele deseje estar alerta, ele para para um um descanso sempre que for preciso renovar suas energias. Cães simplesmente dão prioridade para o que é importante naquele momento, desta forma não elevam o desgaste físico como nós fazemos. Pequenas atitudes como esta demostram amor e responsabilidade pelo seu conforto e sua saúde. 

16. Cachorros nos ensinam lealdade

  • Cães são instintivamente  leais, seja com sua matilha, ou com sua família. Existe sempre alguém que ocupa um lugar de grande importância na vida um cachorro, por quem ele é capaz de dar a vida para proteger. Muitas pessoas tem muito a aprender sobre lealdade com os cães. 

17. Cachorros nos ensinam a não guardar rancor

  • Os cães têm um talento especial para esquecer as coisas que não importam, provavelmente porque a maioria das coisas, no final, não importa realmente. Mesmo que você tenha feito algo que tenha magoado seu cachorro momentaneamente, ele irá deixar para lá e te tratar sempre como de costume se aproximando de você com amor e carinho. Cães simplesmente não guardam rancor e não sofrem com coisas sem sentido. Para um cachorro o que importa de fato é o que ele pode ter no momento, um carinho, uma brincadeira, eles não perdem tempo racionalizando. 

18. Cachorros nos ensinam a não ter vergonha de amar alguém

  • Cachorros são honestos quando gostam das coisas. Cachorros não medem a intensidade de suas reações para demonstrar mais ou menos o quanto alguém é importante em suas vidas. Esta provavelmente é a maior de todas as lições que um cachorro irá trazer para sua vida, amor incondicional. Mas o mais importante é aprender com eles como é bom dizer eu te amo sempre que você sentir uma grande alegria ao estar junto de um familiar, de um amigo, de um amor, afinal a vida é muito curta para nos privarmos de dizer o que sentimos apenas por preconceito. Leia também:

Comentários

Postagens mais visitadas