VOCÊ CONHECE A ERVA DO GATO?
O Que é, afinal, essa plantinha que deixa os gatos fascinados?
Bom, ela é mesmo só uma plantinha, uma erva da família da hortelã, chamada Nepeta cataria, ou catnip, ou erva-dos-gatos. Ela não é viciante, não faz mal nem para gatos nem pessoas e não é “maconha de gato”. Ela só tem um cheiro que os gatos simplesmente adoram.
A reação dos gatos
Cerca de 75% dos gatos reagem à catnip, os outros são imunes – e isso é hereditário. As reações mais comuns são rolar, arranhar, morder, miar, babar e lamber a planta, tudo para tentar tirar mais cheiro ainda. Alguns peludos mais empolgados podem até comer a erva ou sair correndo e pulando pela casa, mas, acredite, é tudo alegria. É como se você tivesse ganhando um perfume realmente maravilhoso e entrasse em um estado de êxtase.
A química da coisa
Simplificando, a catnip é como se fosse um ferôrmonio que deixa os gatos muito alegres. Complicando com um pouco de ciência, a erva tem um composto chamado nepetalactona que entra pelo nariz dos peludos, ativa o bulbo olfatório e manda sinais para várias outras partes do cérebro, incluindo a amígdala e o hipotálamo, responsáveis pelas emoções e nossas reações a elas.
Os benefícios
A catnip deixa os gatos alegres, ajuda-os a liberar a tensão, relaxar e se sentir bem. Além disso, pode ser usada para atrair o gato para os brinquedos e arranhadores dele em vez do seu sofá, para turbinar aquele ratinho de feltro que já perdeu a graça ou como complemento de quebra-cabeças
Como dar para seu miau
O jeito mais fácil é comprar saquinhos de catnip desidratada na pet shop e espalhar no chão, num tapete, numa caixa de papelão, etc. O ideal é fazer isso uma vez por semana, já que os gatos podem se acostumar e se tornar imunes ao cheiro se forem expostos demais, crie um “Dia do Catnip” e veja o gato fazer a festa. Você também pode cultivar catnip num vaso pesado que o gato não derrube, mas tem de deixá-lo numa área fora do caminho do peludo ou ele vai se acostumar do mesmo jeito.
Como cultivar catnip em casa
O Catnip é uma herbácea perene que tende a se desenvolver melhor em locais bem arejados e que recebam bastante sol. Apesar disso, é possível cultivar a planta até mesmo dentro de casa, desde que se escolha um local apropriado, que seja bem ventilado e que não fique o dia todo à sombra. Essa planta pode ser cultivada durante todo o ano, exceto em regiões muito frias, onde o cultivo deve ser evitado durante o inverno.Se você optou em plantar as sementes ao invés da muda, é possível plantá-las em local definitivo, sem a necessidade de transplante. Afofe bem a terra, de preferência em um canteiro com pelo menos 30 cm de profundidade. Faça pequenos furos de aproximadamente 0,5 cm de profundidade, com pelo menos 30 cm entre eles e cubra as sementes.
Também é possível plantar o Catnip em vasos, mas sempre procure tomar cuidado com o local. Evite ambientes abafados, pouco arejados ou que não recebam Sol em nenhum momento do dia. Regue as mudas uma vez ao dia, sempre pela manhã ou ao final da tarde, tomando cuidado para não encharcar. Não é recomendado utilizar nenhum tipo de adubo químico para manter o aroma natural da erva, dê preferência para uma terra com alto teor de matéria orgânica e adube somente com húmus ou esterco bem curtido.
Comentários
Postar um comentário