RAÇA CHARTREUX






GATO CHARTEUX

A raça Chartreux não tem ainda uma origem definida. Uma das hipóteses mais fundamentadas diz que o Chartreux provém de regiões montanhosas da Turquia e do Irão e que foram introduzidos na França por navios comerciais do Médio Oriente no século XVI. Existe outra hipótese que diz que o seu nome provém do mosteiro “La Grand Charteuse”.
O que sabemos é o uso que era dado a estes gatos na antiguidade: eram usados para combater pragas de ratos em mosteiros e hospitais. Durante a Segunda Guerra Mundial a raça esteve prestes a desaparecer, mas felizmente foi salva graças ao cruzamento do Cartucho com o British Blue.
O físico do Chartreux é grande e com o corpo musculado. Os seus ombros altos e musculados e o seu peito bem desenvolvido dá-lhe uma aparência elegante. Na sua cabeça ampla e quadrada vemos um nariz pouco inclinado, umas orelhas altas e ligeiramente arredondadas e uns grandes olhos que vão desde do cobre até ao amarelo dourado. A sua pelagem lustrosa e densa apresenta uma capa interior ligeiramente lanosa que faz com que o pelo se separe do corpo em placas.
É uma raça muito dócil e familiar e dá um excelente gato doméstico. Adaptam-se muito bem a qualquer situação. São gatos doces, ágeis, delicados, carinhosos, fortes, inteligentes, … Também são algo reservados com as pessoas que não conhecem. Geralmente não se dão muito bem com outros gatos


FONTE  BLOG GATO



Comentários

Postagens mais visitadas