OUTUBRO ROSA: DOR ONCOLÓGICA, MEU CAO SENTE DOR NO TUMOR???




A dor oncológica (tumores) atinge grande parte dos animais de estimação durante a evolução da neoplasia.
Infelizmente as neoplasias são umas das principais causas de morte em pequenos animais, mesmo com todo avanço da medicina veterinária, sabemos que aproximadamente metade dos pacientes oncológicos irá vir a óbito. Por isso e tão importante saber quais são os procedimentos para evitar ou como diagnosticar o mais rápido possível se ele já estiver se instalado.
Foi feito um estudo com 70 cães com neoplasia e demonstraram que 83% dos pacientes apresentavam dores de intensidade moderada (Yazbek, 2008).
Em muitas neoplasias há um aumento na freqüência e na severidade da dor, principalmente falando em tumores ósseos.
A dor não tratada diminui a qualidade de vida do nosso amiguinho, mas é preciso observar bem seu companheiro, afinal os cães não demonstram sinais de dor evidente ao proprietário mas é essencial notar mudanças em comportamentos que ocorrem quando estão sentindo dor. Normalmente ocorre mudança no apetite, o animalzinho evita a se locomover,  respiração fica ofegante, pode ocorrer reação ao toque no local, lamber ou arranhar o chão, vocalização em vão, urinar e defecar em locais errados. Esses sinais indicam a dor presente no seu amiguinho, eles podem ter apenas um ou mais desses sinais descritos acima.
Há diversas maneiras e medicamentos que podem ser utilizados para controlar a dor, mas lembre-se nunca administre medicamentos sem consultar seu medico veterinário.
É obrigação do medico veterinário promover o conforto nos pacientes oncológicos, principalmente os de fase terminal.
Abraços e ate breve. 
Adriana Villas




Comentários

Postagens mais visitadas