Carcinoma de células



http://blogcentrovetmundoanimal.com.br/
Carcinoma de células escamosas é também conhecido como carcinoma espinocelular ou carcinoma escamocelular. É um tumor maligno de células epidérmicas (pele) as quais se diferenciam com um crescimento lento e não necessariamente metástatico ( passa para outros órgãos ).
É o tumor mais comum em gatos e o segundo em cães.
Ele apresenta lesões tipo couve flor ou ulceração crostosas (presença de cascas).
Nos felinos que possuem a face branca a região mais afetada são áreas despigmentadas tais como o pavilhão auricular (orelhas), plano nasal e pálpebras. Em caninos brancos as regiões mais expostas à luz solar quando estão de barriguinha para cima são as mais acometidas.
Acredita-se que o carcinoma de células escamosas ocorra devido à exposição solar, sendo os animais imunossuprimidos (fraquinhos) os que apresentam maior risco. A radiação ultravioleta atua como agente carcinogênico na formação do câncer.
É um tumor com pouca capacidade metástatica (passar para outros órgãos), mas pode ocorrer infiltração local. Quando ocorrerem metástases essas serão primeiro observadas nos linfonodos (ínguas), pulmão e ossos.
O prognostico depende da localização e do estagio clinico, se houver lesões mais avançadas e envolvendo estruturas ósseas o prognostico será reservado.
Recidivas após tratamento cirúrgico só ocorrerão se houver exposição ao sol novamente. Então manter seu amiguinho longe do sol no período de 10:00 hs as 16:00 hs e utilizar protetor solar 50 são medidas importantes na prevenção da doença.

Comentários

Postagens mais visitadas