PARAVIROSE



texo do blog

A parvovirose é uma doença causada por um vírus, o parvovirus, e se apresenta em duas formas: entérica (intestinal), miocárdica (coração). Essa ultima normalmente diagnosticada post-mortem, pois a maioria dos animais morre subitamente sem demonstrar sinais clínicos.
A parvovirose  também conhecida como parvo, é uma enfermidade que na maioria das vezes acomete animais jovens, mas podendo ocorrer também em animais adultos.
A primeira ocorrência da parvovirose foi em 1978 nos Estados Unidos e dali se espalhou rapidamente para o resto do mundo, chegando em 1980 aqui no Brasil.
É uma doença que  apresenta alta mortalidade, principalmente em cães jovens não vacinados e debilitados por verminoses (vermes).
 Uma doença altamente infecciosa e contagiosa pode ser transmitida facilmente através das fezes, saliva, objetos e ate mesmo através de roupas e sapatos.
Ela normalmente infecta o animal e se instala no seu organismo levando a diarreia com sangue, vômitos, animal desanimado, anorexia (para de se alimentar), febre. Normalmente o ciclo desse vírus varia de 7 a 10 dias. Como é uma doença grave pode levar facilmente a morte.
O vírus responsável pela parvovirose destrói as células intestinas facilitando a invasão de bactérias intestinais e podendo levar a uma septicemia e ainda prejudica a medula óssea a produzir células de defesa. Com o animal indefeso e debilitado  é necessário  instituir o tratamento rapidamente para sua recuperação.
O tratamento infelizmente só é feito em clinicas veterinárias, devido a grande desidratação coloca em perigo a vida de seu amiguinho. Na clinica veterinária é instituído antibioticoterapia para evitar as infecções secundarias, fluidoterapia evitando a desidratação devido os vômitos e diarreia que normalmente são recorrentes.
Mas lembre-se, para vírus não existe tratamento e sim tratamento de suporte, para não deixar seu amiguinho perder a batalha pela vida.
A única forma de evitar a parvovirose é vacinando seu animalzinho a partir de 45 dias de vida, fazendo as quatro doses inicias da vacina e após anualmente,  deixar ele sempre em dia com os vermífugos.

Comentários

Postagens mais visitadas